SEO ou "Search Engine Optimization" que em português significa "Otimização de Sites para Motores de Busca", é o trabalho que pode ser feito para melhorar a classificação de cada página do site ao tentar aparecer nos primeiros resultados de determinada busca por palavras-chave no Google, o Yahoo ou o MSN Search, por exemplo.
Esta otimização torna-se cada vez mais necessária, pois pesquisas vêm mostrando que cerca de 90% dos internautas visitam somente as primeiras três páginas do Google por exemplo e a grande maioria destes ficam apenas na primeira página.
Não há nenhuma garantia de que o trabalho do profissional de SEO possa obter o resultado desejado porque o Google, por exemplo, possui mais de 1.500 critérios de pontuação que utiliza para classificação dos sites. Mas quanto maior for o planejamento e o emprego correto e sistemático de algumas técnicas podem quase sempre levar o trabalho de SEO a um resultado satisfatório. Algumas destas técnicas são: 1) Escolha das palavras-chave relacionadas com o conteúdo principal de cada página do site. Estas palavras devem ser distribuídas ao longo do conteúdo do site com uma palavra-chave para cada página.
2) Utilização de linguagem simples para permitir que os robôs dos buscadores possam encontrar as palavras-chave nas suas páginas, como HTML, CSS, evitando o uso exagerado de Flash, por exemplo.
3) O conteúdo deve ser de qualidade e com grande quantidade de palavras-chave distribuídas ao longo do texto, o uso de links no meio do texto, apontando para páginas internas do site. O texto pode ser dividido em tópicos para facilitar a sua leitura pelo usuário.
4) O uso de palavras-chave no título do site, na URL, sempre que possível e nas meta-tags é muito importante.
5) Os links externos, ou seja links provenientes de outros sites relacionados ao seu são muito importantes. E contam mais pontos quando vindos de sites mais respeitados pela comunidade de internautas. Estes links podem aumentar o Page Rank e através dele, o tráfego pode aumentar significativamente.
6) Acompanhamento dos resultados. O tráfego do site precisa sempre ser acompanhado de perto para que o profissional de SEO possa saber a origem dos usuários do site, quais as páginas, links, botões de compra são mais acessados, para onde vão os usuários após visitarem o site e até mesmo quanto tempo permanecem e qual palavra-chave utilizaram para entrar nele. Assim podemos trabalhar na otimização e corrigir possíveis desvios do resultado desejado.
Alguns destes resultados podem ser medidos em sites gratuitos de análise de trafego como o Google Analytics e Ferramentas para Webmasters do Google e o MSN Webmaster Tools da Microsoft, entre outros. Fonte de pesquisa: Google.com
6 comentários:
eu ja sabia o significado mas agora pude entender melhor
Tento fazer isso em todos os meus blogs.
O que deu mais resultado foi no www.saudavelebela.com (é sobre dieta e reeducação alimentar) que saltou do pagerank 0 para 3.
O informática desvendada está no começo, mas tenho fé que logo ele siga o mesmo caminho também.
Não conhecia o MSN webmaster tools e vou procurá-lo, os outros eu sempre utilizei.
Acho que agora vou botar em pratica obrigado.
òtimo post.
Isso de o link de seu site/blog estar em sites mais conhecidos na internte é verdade, pois depois que passei a escrever por ig e colocar o endereço do meu blog, aumentaram as visitas vindas do google.
Lendo isso tudo até me assusto. Quanta coisa ainda para aprender. Um abraço. Drauzio Milagres.
Postar um comentário