Tutorial
- Um tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como algo funciona. A palavra tutorial é derivada da palavra tutor visto que o seu objectivo é ensinar. Tutoriais são muito comuns na informática, onde são usados para ensinar como programas funcionam, e como podem ser operados por usuários iniciantes. relação entre memes e marketing
Memes
Alguns estudos apontam que o ser humano não passa de um veículo para transmissão de memes, além dos genes. Pois bem, se você teme conhecer novas explicações para os fenômenos que nos cercam, pare de ler esta coluna. Nesta edição iremos falar sobre o que são memes, como eles afetam nossas vidas e como podemos usá-los a nosso favor principalmente para promover idéias na web.
O termo meme foi cunhado por Richard Dawkins em 1976 no livro O Gene Egoísta. Meme está ligado à imitação. O que nos faz diferente dos outros animais é a nossa capacidade de imitar. Não a imitação de gestos, mas a transmissão de noções, conceitos, histórias. A evolução natural das espécies então teria, além do gene, um "segundo replicador": o meme. Ou seja, a evolução natural da espécie humana não é apenas uma evolução baseada em genes, ou na transmissão de nossa herança genética (DNA).
Segundo os estudiosos da área, há também uma seleção natural das melhores idéias ou, como definiu Dawkins, "elementos culturais que podem ser transmitidos por meios não-genéticos". O surgimento da língua e do próprio cérebro humano poderia ser explicado pela teoria dos memes. A língua ajudaria a espalhar mais memes, e um cérebro desenvolvido é necessário para selecionar e repassar os melhores memes. Nossos hábitos, cultura, crenças, transmitidos de geração em geração seriam nossa herança "memética". Ou, como cantou Elis Regina, em letra de Belchior: "Ainda somos os mesmos e vivemos, como nossos pais" por conta da transmissão dos memes.
Transmissão Horizontal e Vertical A pesquisadora inglesa Susan Blackmore dividiu a transmissão dos memes em verticais e horizontais. A transmissão vertical normalmente é aquela feita de pais para filhos. Tudo o que a aprendemos com eles por imitação, coisas como amarrar os sapatos, vestir-se etc. E a transmissão horizontal seria aquela transmissão realizada em sociedade. Coisas como seguir a religião católica, seguir a moda ou começar a usar um software de mensagens instantâneas, por exemplo.
Mas memes e genes não atuam sempre em conjunto. Por exemplo: o gene atua no sentido das mulheres acharem um companheiro e reproduzirem. Porém, são cada vez mais comuns mulheres que trabalham fora e optam por não terem filhos. Estas mulheres que trabalham fora espalham mais memes do que as mulheres que ficam em casa cuidando dos filhos. Isso porque elas conversam e interagem com mais gente.
Que memes elas espalham? Vários, a de ter uma profissão, a de ser emancipada financeiramente, entre outros. Na verdade, "trabalhar fora", "ser independente", "adiar filhos", "ter uma carreira" são um conjunto de memes trabalhando em conjunto, ou um "memeplex". Este "memeplex" diminui as chances da mulher engravidar, ou seja, atua contra os genes. Exemplos como esse mostram que não necessariamente genes e memes atuam em conjunto, mas que certamente eles encontram um equilíbrio.
Memes e Webmarketing E qual a relação de marketing e memes? Proponho alguns exercícios de memória. Você se lembra como começou a usar um software de "mensagens instantâneas" ou como começou a usar determinado mecanismo de busca ou visitar aquele site favorito? Muitos responderão: por indicação de um amigo. Esta indicação nada mais é do que imitação de um comportamento. E esta imitação é a pura transmissão de memes. Não se copia um produto A, B ou C, mas a possibilidade de se estar em tempo real com os amigos que também estão online.
Segundo Blackmore, os memes não têm um mecanismo para serem copiados tão precisos como o DNA. Os memes ainda estão desenvolvendo seu mecanismo para replicação. E aí onde entram a internet e as tecnologias da informação. Os mecanismos para replicação dos memes estão em nossa casa: livros, fax, panfletos, aparelhos de TV, canetas etc. E, claro, a própria internet.
Um meme para ser replicado precisa ter três características: fidelidade (capacidade de ser uma cópia fiel), fecundidade (capacidade de ser copiável) e longevidade (capacidade de se perpetuar). Correntes que se espalham pela internet e que você envia para seus amigos possuem as três características: fidelidade (você envia o que recebeu); fecundidade (você envia para muita gente ou para pessoas que vão enviar para mais pessoas) e longevidade (normalmente estas mensagens circulam por um bom tempo na internet entre grupos de pessoas e não são facilmente deletadas).
Para criar um meme é preciso levar em consideração sua capacidade de ser copiado, além da sua fidelidade, fecundidade e longevidade. Será que você é capaz de criar um meme?
Mande sua Pergunta Se você tem dúvidas sobre Webmarketing e como promover idéias, produtos e serviços na internet, mande-as para esta coluna. A partir da próxima edição responderemos às melhores perguntas neste espaço. Pergunta: Qual sua dica para um site (www.f1mania.net) começar a ganhar dinheiro, mesmo que seja pouco? Resposta:Criar um portal hoje com objetivos financeiros a curto prazo não é algo que eu recomendaria. Pelo que vi, o F1 Mania é bem focado nos fãs da velocidade. Sugiro: 1) Tentar uma parceria com um grande portal, para aumentar o tráfego para sua página; e 2) tentar criar um produto, como miniaturas de carros de corrida ou ingressos e pacotes de viagens para corridas em todo o mundo. Ah, publicidade para o site: se tiver sorte você pode até conseguir alguma, mas não aposte nisso para sua sobrevivência. A bolha da "nova economia" já mostrou que o céu realmente não é perto. Fontes de Pesquisa: Wikipedia e Terra.com
Um comentário:
Engraçado a gente sabe o que quer dizer o TERMO, porém depois que a gente lê a definição se torna mais lógica. Eu adorei essa constatação!
Nikolas
Postar um comentário