quarta-feira, março 11

Radio Para Carro Online

Novos modelos da Blaupunkt usam conexão por celular para buscar e fazer streaming de cerca de 16 mil estações de rádio na web.(O streaming é gratuíto).

Pegar a estrada e ouvir sua rádio local favorita, após alguns quilômetros de distância da sua casa era uma tarefa impossível, pelo menos até agora. A Blaupunkt anunciou na Cebit 2009 uma nova linha de equipamentos de som para carros, que sintoniza cerca de 16 mil estações de rádio do mundo todo, via streaming, usando o acesso a redes móveis 3G.

Os novos modelos "New Jersey 600i" e "Hamburg 600i" localizam as estações quando conectados, via Bluetooth, a celulares compatíveis com redes 3G e então trasnmitem a programação da rádio online, via streaming. Para identificar os streams disponíveis, os equipamentos usam o banco de dados de internet MiRoamer.

Ainda não estão totalmente prontos, mas os primeiros reprodutores de rádios online para carros vêm aí. A fabricante de equipamentos de áudio para automóveis Blaupunkt e o portal australiano de rádios online miRoamer estão trabalhando em um rádio de carro que, além das estações AM/FM, transmite músicas, notícias e entretenimento de estações do mundo todo.

Os aparelhos usam tecnologia Bluetooth para criar uma rede com dispositivos externos com acesso à Internet: um celular, um iPhone, um PDA, um mininotebook ou um notebook com conexão 3G/HSDPA/HSPA. Quando conectado a esse dispositivo móvel, o rádio passa a ter o mesmo provedor de telefonia móvel do usuário e, por consequência, o mesmo plano de dados.

Assim que a conexão à Internet é detectada pelo aparelho, as dezenas de milhares de estações de rádios do miRoamer são carregadas, e o usuário pode selecionar uma da mesma maneira que escolhe uma rádio normal. Também pode conectar-se a qualquer playlist online. Basta colocar o endereço no bookmark do rádio do carro e acessá-lo sempre que desejar.

Os dois protótipos, os modelos New Jersey 600i (maior) e Hamburg 600i (menor), ainda funcionam como um kit viva voz para o celular a que estão conectados via Bluetooth, e o usuário pode, através deles, fazer e receber chamadas enquanto escuta música. Infelizmente ainda não há previsão de chegada dos aparehos no mercado, mas se esses rádios fizerem tudo o que os fabricantes dizem que fazem, então viagens longas ou horas perdidas no trânsito ficarão bem menos enfadonhas.

Fonte de Pesquisa: uol.com

Nenhum comentário:

Powered By Blogger